Artigos, Mamoplastia, Próteses, Seios

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Falar sobre câncer de mama é extremamente delicado. No entanto, é necessário tratar do assunto cada vez mais a fim de que a consciência sobre a doença alcance o maior número de mulheres possível e, assim, seja possível prevenir, diagnosticar e tratar adequadamente.

Embora se fale cada vez mais sobre isso, ainda existem muitas dúvidas e boatos a respeito deste tipo de câncer. Por isso, neste Outubro Rosa, a Senses preparou um especial para esclarecer algumas dessas dúvidas e desmentir alguns mitos que se espalham por aí sobre a doença.

• Desodorantes e antitranspirantes em aerossol podem causar câncer de mama?

NÃO. Isto é mito. Não existe nenhum estudo que comprove o diagnóstico de câncer em decorrência do uso deste tipo de desodorante. Além do mais, não há células mamárias nas axilas, portanto, é impossível desenvolver a doença meramente pelo uso desses produtos.

• O tumor pode aparecer em decorrência de alguma lesão nos seios?

NÃO. O trauma pode causar inchaço em alguma parte do seio, o que pode ser confundido com um tumor, mas que, ao realizar o exame, será detectado como benigno.

• Praticar exercícios físicos ajuda a prevenir o aparecimento de tumores?

SIM. Cientistas realizaram um grande estudo, incluindo 1,44 milhões de indivíduos, que comprova que a prática de pelo menos cinquenta minutos diários de exercícios físicos ajuda na prevenção de qualquer tipo de câncer. No caso do câncer de mama, os exercícios ajudam no equilíbrio hormonal, o que implica no bloqueio de um possível desenvolvimento de tumor.

• Se eu for diagnosticada com câncer de mama, significa que eu obrigatoriamente vou ter de retirar um seio?

NÃO. Antigamente esta era a única solução possível. Mas a tecnologia avançou o suficiente para que haja outras opções, como a combinação entre a radioterapia e a lumpectomia – a retirada apenas de parte do tecido mamário, preservando a maior parte dele, para que não seja necessário tirar o seio inteiro.

• Amamentação ajuda mesmo a prevenir o câncer?

SIM. A amamentação faz com que as células mamárias se ocupem somente em produzir leite. Assim, elas não se multiplicam, o que diminui o risco de contração da doença.

• Prótese de silicone pode causar câncer de mama?

NÃO. Este é um mito que já foi desmascarado há alguns anos através de um estudo norte-americano realizado com 1.676 mulheres que haviam implantado a prótese de silicone. O resultado foi que não há relação entre o silicone e o câncer de mama.

A Senses salienta que é necessário realizar a mamografia anualmente e que o autoexame de mama deve ser feito regularmente. Ao notar algo estranho, procure seu médico! Previna-se e cuide-se!

17 de outubro de 2017 | Atualizado dia 17 de outubro de 2017

Sobre a Senses Cirurgia Plástica

Localizada em Moema, bairro nobre de São Paulo, próxima ao Parque do Ibirapuera, no 11º andar do Edifício Medical Center Paulista, um dos maiores complexos médicos da cidade, encontra-se a Senses Cirurgia Plástica. Nossa Clínica conta com os Doutores Luiz Eduardo Mendonça e Raphael Alcalde Vesterman, ambos cirurgiões plásticos qualificados e comprometidos com a ética, conforto e segurança dos pacientes.

Conheça a Clínica Senses

Quer saber mais sobre esse tratamento? Entre em contato.

11 9 9897 2109 (WhatsApp) atendimento@sensescirurgiaplastica.com.br

Medical Center Paulista

Av. Ministro Gabriel Rezende Passos, 500 - Conj. 1109 - Moema - São Paulo - SP - Cep: 04521-022

*este campo é obrigatório

Eu gostaria de ficar por dentro das novidades da Senses.